Maria de Lourdes é um nome feminino composto por Maria e por Lourdes.
Maria é um nome que possui sua origem e seu significado envolvidos em incertezas.
Uma teoria diz que o nome viria da forma grega Μαρια que, por sua vez, teria sua origem no hebraico מִרְיָם (Myriam), que significa “aquela que desejava um filho” ou “senhora soberana”.
Uma segunda teoria defende que o nome Maria venha do sânscrito Maryáh, que, literamente, quer dizer “a pureza”, “a virtude” ou “a virgindade”.
Por fim, há ainda uma teoria que liga o nome Maria ao verbo egípcio mry, que quer dizer “amar”.
O nome Maria é bastante comum, pois foi este o nome da mãe de Jesus, de acordo com o Novo Testamento bíblico.
O nome Lourdes é o nome de um local.
A palavra Lourdes parece ter origem na palavra basca Lorde, que significa “escarpa”. Uma escarpa é um território de altura elevada e que, em sua extremidade, forma um penhasco ou uma costa bastante íngreme.
Lourdes é o nome de uma pequena cidade na França. O nome ganhou fama e começou a ser utilizado como nome próprio por causa de um célebre evento ocorrido no local.
Em onze de fevereiro do ano de 1858, a Virgem Maria apareceu a Bernadete Soubirous, uma jovem de família pobre, com um pai cego que ganhava pouquíssimo dinheiro em um trabalho quase escravo. A jovem viu as aparições em uma gruta em Massabielle e, ao todo, foram vinte aparições.
O nome Maria de Lourdes ou Nossa Senhora de Lourdes é usado para aludir à aparição da Virgem Maria em Lourdes. Seu uso como nome próprio indica forte ligação religiosa da parte da pessoa que o escolheu e, em especial, grande devoção à Nossa Senhora de Lourdes. O nome é, portanto, uma homenagem.