Maria Valentina é um nome feminino composto, o que quer dizer que é formado por mais de um nome próprio: Maria e Valentina.
O nome Maria é a forma latina do nome grego Μαρια e do nome hebraico מִרְיָם. Em língua inglesa é utilizada a variante Mary. Em alguns países, como na Alemanha, na Itália e na Polônia, Maria também pode ser um nome utilizado como nome do meio para homens.
Maria é o nome utilizado, no Novo Testamento, como o nome da mãe de Jesus. Acredita-se que o nome Maria seja derivado do nome hebraico Miryam, que possui diversos significados, dentre eles: amarga e aquela que desejava um filho.
O nome Valentina é um nome feminino que é derivado do nome masculino latino Valentinus. O próprio nome latino deriva se um substantivo comum, valens, que significa forte, vigoroso, saudável, valente.
O nome Valentina, em Russo, se escreve Валентина e ficou famoso devido a Valentina Tereshkova que, no ano de 1963, tornou-se a primeira mulher a ir ao espaço.
Em inglês é muito conhecida a versão masculina de Valentina: Valentine. São Valentine foi um mártir do século terceiro. O dia de sua festa coincide com o do festival romano de fertilidade, chamado Lupercalia. Por isso, São Valentine foi associado a um dia de amor.
Considerando todas essas referências, o nome Maria Valetina é bastante rico em significados. Maria Valentina pode significar A valentia que deu frutos, ou que deseja dar frutos. Pode significar também uma coragem amarga.
A russa Valentina Tereshkova trouxe ao nome um novo poder. Maria Valentia pode significar aquela que deseja dar frutos no sentido de ser exemplo. A pioneira que busca inspirar a outros.
São Valentine também reforça a ideia de coragem que está presente no nome, pois foi mártir. Maria Valentina também pode significar, então, uma coragem amarga, a valentia de morrer.