Significado do nome Marilene

Marilene é um nome próprio feminino que é composto pela junção de dois nomes: Maria e Helena. A origem priméria do nome Marilene é francesa, portanto, é mais correto dizer que o nome é uma junção de Marie e Hélène, que são os equivalentes franceses de Maria e Helena.

O nome Maria possui duas possíveis origens. Uma delas é o nome Myriam, hebraico, que quer dizer “senhora” ou “soberana”. A segunda possível origem do nome Maria encontra-se no nome Maryáh, do sânscrito. O nome Maryáh tem como significado: pureza, virtude, virgindade.

O nome Maria difundiu-se ao redor do mundo por causa da tradição cristã. Embora muitas mulheres bíblicas tenham tido o nome de Maria, a que mais teve destaque foi a Virgem Maria. De acordo com a Bíblia, ela nasceu sem pecado e foi escolhida por Deus para ser a mãe de Seu Filho, o Salvador do mundo, Jesus.

Já o nome Helena surge a partir do grego heléné, que quer dizer “tocha” e também da palavra hélêque, que significa “raio de sol”. Assim, o significado do nome Helena é “aquela que reluz”, “resplandecente como o sol”.

 O nome Helena ganhou fama devido à epopeia creditada a Homero: A Odisseia. O longo poema grego conta a lenda da guerra de Troia. De acordo com os versos, Helena era filha do deus Zeus com Leda, uma mortal. Menelau, rei de Esparta, era seu marido.

Páris, ao vê-la, apaixonou-se e raptou-a. O rapto de Helena foi o estopim da Guerra de Troia, pois o rei Menelau deu ordem para seu resgate.

Juntando-se o significado de Maria e o significado de Helena é possível obter o significado do nome Maria Helena: senhora reluzente, a virtude que brilha como o sol. São possíveis ainda outras combinações dos significados dos dois nomes, pois o nome Marilene não possui apenas um significado, mas vários.