Significado do nome Mayara

Mayara é um nome feminino mais comum no Brasil que no resto do mundo.

O motivo do nome Mayara não ser muito conhecido ou usado ao redor do mundo é que o nome tem sua origem na língua tupi-guarani.

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, no século XVI, havia diversas tribos indígenas que habitavam o país, e cada uma possuía uma língua própria. Dentre as mais faladas, estavam o tupi e o guarani.

Quando os jesuítas portugueses chegaram ao Brasil, viram que, para ter uma efetiva comunicação com os índios, precisariam aprender suas línguas. Para facilitar, José de Anchieta uniu as duas mais faladas em uma só, que ficou conhecida como língua geral ou tupi-guarani.

Assim sendo, não é possível ter certeza de qual das duas línguas o nome Mayara se origina, por isso, diz-se que o nome é de origem indígena ou tupi-guarani.

Uma das possibilidades de origem do nome Mayara diz que teria vindo da junção de dois termos: maya e aryia. O substantivo maya significa “mãe”, enquanto que o significado de aryia é “avó por parte de mãe”. De acordo com esta teoria, o significado do nome Mayara é literalmente “mãe da mãe por parte de mãe”, ou seja, “bisavó por parte de mãe”.

Outra corrente defende que o nome Mayara não surgiu no tupi-guarani, mas sim da língua uapixana, que era falada pela tribo dos índios aruaques, que habitava o alto do Rio Branco. De acordo com esta versão, o nome Mayara surgiu da palavra maiáre, que, literalmente, significa “bicho”.

A pessoa que carrega o nome Mayara está prestando uma homenagem à cultura indígena, que está nas raízes do Brasil. Ainda que de forma não intencional, Mayara ajuda a manter viva traços de línguas indígenas que há muito foram extintas, assim como suas culturas.