Norma é um nome feminino de origem latina que significa “preceito, regra, norma, lei”, ou ainda “régua de carpinteiro”. É utilizado em inglês, alemão, e várias línguas de origem latina, como italiano, português e espanhol. Em inglês, derivado de Norma, existe ainda o nome feminino Normina.
O primeiro registro (de que se tem notícia) do uso deste vocábulo como nome data de 1203, mas é o primeiro e único que se sabe nessa época. O nome só começou a ser efetivamente usado largamente a partir de 1831, quando o escritor italiano Felice Romani deu-o à personagem principal da ópera “Norma”, composta por Vincenzo Bellini e considerada o ponto alto da tradição do bel canto italiano. O papel principal é considerado um dos mais difíceis para cantoras de voz soprano.
Em inglês, este nome costuma ser usado como feminino de Norman ou Norm (em português: Normano), que, na verdade, têm outra etimologia. Norman, como nome, tem origem germânica e significa homem do norte (nord “norte” + man “homem”). Como sobrenome, ainda pode ter ainda outras etimologias, como relacionadas à Normandia, uma região da França. Então, se a pessoa dá o nome de Norma como forma de feminizar o nome Norman, ela, na verdade, quer chamar sua filha de “mulher do norte”.
O pico de popularidade do nome Norma, nos Estados Unidos, se deu em 1931, quando quase 0,8% da população foi batizada com este nome. Mas o nome foi bem popular da metade da década de 1910 até o começo da década de 1950. Hoje em dia, seu uso caiu muito nesse país. No Brasil, o nome Norma foi popular entre as décadas de 1930 e 1980, mas o pico de popularidade se deu na década de 1960, quando 11.789 pessoas foram registradas com esse nome.
A causa deste pico de popularidade nos anos 1960 no Brasil talvez se deva a uma das atrizes mais famosas do mundo na década de 1950: Marily Monroe, cujo nome de nascença é Norma Jeane Mortenson. Ela nasceu em 1926, logo no ápice da popularidade do nome Norma nos Estados Unidos, e se tornou um ícone cultural e um grande símbolo sexual, famosa por ter feito filmes como “Os Homens Preferem as Loiras”, “O Pecado Mora ao Lado” e seu filme mais aclamado pela crítica, “Nunca Fui Santa”.
Outras Normas famosas incluem: Norma Khouri, escritora jordaniana; e Norma Bates, personagem do filme “Psicose” e da série “Bates Motel”, mãe do assassino em série Norman Bates.
Numerologia para o nome Norma
Diz-se que a pessoa chamada Norma tem o hábito de trazer sensação de proteção e momentos de alegria às pessoas ao seu redor. É uma pessoa que ama a verdade e as delícias físicas e espirituais. Como outras pessoas que têm nomes com a letra N, Norma costuma ter bastante determinação, trabalhar incansavelmente, com muita dinâmica, inteligência e criatividade. Também é famosa por sua disciplina, estando sempre disposta a ajudar os outros sem maiores intenções. Como é uma pessoa prática, se dá bem com atividades monótonas e maçantes que grande parte das pessoas não gosta de realizar. Por fim, ela não gosta de ser interrompida no meio de uma atividade, e tem bastante senso crítico consigo mesma e com os outros, podendo acabar se cobrando em excesso.