Significado do nome Pablo

Pablo é um nome masculino muito comum não só no Brasil, mas principalmente em países que falam Espanhol.

O nome Pablo é a forma espanhola do nome Paulo. O nome Paulo vem do nome latino Paulus, que significa “pequeno”, ou “humilde”.

A princípio, o nome Paulus era utilizado como o nome de uma família romana e não o nome de uma pessoa. Com o tempo, o nome passou a ser usado como nome de pessoas. A partir do apóstolo Paulo, o nome passou a ser mais popular, pois, conforme consta no livro Atos dos Apóstolos, no Novo Testamento da Bíblia, Paulo era um perseguidor de cristãos que acabou se convertendo ao cristianismo. Após sua conversão, foi ele o responsável por espalhar o cristianismo por muitos lugares, como é possível perceber nas cartas que escreveu às comunidades cristãs, que também estão no Novo Testamento bíblico.

A popularidade do nome Paulo chegou a países de língua espanhola e o nome foi foneticamente adaptado para poder ser mais compatível à pronúncia do espanhol. Assim, surge o nome Pablo.

O significado do nome Pablo, portanto, é “pequeno” ou “humilde”. Pablo, caso viva sua vida inspirado pelo significado do seu nome, será alguém que buscará sempre fugir da soberba e, assim, será alguém muito agradável para conviver.

O nome Pablo ganhou grande notoriedade devido ao famoso pintor espanhol que nasceu em 1881: Pablo Picasso. Dentre seus quadros mais famosos, figura Guernica, uma pintura que representa os horrores da guerra espanhola. O pintor fazia parte dos movimentos de vanguarda e se destacou dentro da estética cubista.

No Brasil, o Pablo mais famoso da atualidade é o cantor Pablo, que ficou famoso com o hit “Porque Homem não Chora” e é considerado como o criador do termo “sofrência”, que seria a junção de duas palavras: sofrimento e carência.