Paulo Roberto é um nome composto de dois nomes com origens diferentes, vem de Paulo e Roberto. Os dois juntos significam “homem de baixa estatura que a glória tornou famoso” e “pequeno famoso e glorioso”. Os dois nomes são gêneros masculinos e se escritos ao contrário, Paulo fica Oluap e Roberto seria Otrebor.
Paulo é originário do Latim, bíblica, Paullus, que é derivada da palavra paullo. Seu significado é “pequeno, baixo”. A variante feminina de Paulo é Paula. Geralmente pessoas com o nome de Paulo recebem apelidos como Paulinho, Paulão, Paul (de origem inglesa). As principais variantes de Paulo é Paolo, Paulie, Paul e Pauli, mas a mais utilizada no Brasil é a escrita Paulo.
O surgimento do nome Paulo veio de uma família romana, que se popularizou através de São Paulo, um líder da igreja cristã primitiva, que nasceu com o nome de Saulo e após o batismo passou a ser chamado de Paulo. Consta sua história no Novo Testamento na Bíblia Sagrada, livro de Atos, que se tornou um santo muito celebrado e cultuado pelos católicos até hoje no mundo todo.
No ínicio, antes da conquista normanda na Inglaterra, era utilizado somente pelos monges. Neste mesmo país, tornou-se menos popular na Idade Média, mas no século XVII voltou a ser muito utilizado pelas pessoas.
Roberto vem de origem Germânica Hrodebert, que é feita pela junção de duas palavras como hruot que é “glória” e berhto que seria “brilhante, cheio de fama”. No início, antes da conquista normanda na Inglaterra, foi usado na substituição do antigo nome inglês Hreodberorth. E depois disso acabou sendo um nome popular no país, onde até duques e reis na França, Normandia e Escócia faziam o uso deste nome.
Em documentos datados do século XIII e XIV, encontrou-se o nome como Ruberte e após a Idade Média com a latinização cristã surgiu como Robertus. Entre os anos de 1274 e 1329, na Escócia viveu o rei Roberto I, muito famoso pela sua coragem dentre os guerreiros e glória e liderança da Escócia contra o controle da Inglaterra.