Phoenix é um nome inglês, de origem grega da palavra phoinix e mitológica que significa “vermelho-escuro”. Nome de gênero masculino e sua escrita ao contrário fica assim Xineohp. No Brasil se usa a escrita como “fênix”. Não é muito comum utilizar como nome próprio, mas podemos encontrar seu significado por toda a parte do mundo.
Phoenix ou Fênix é o nome de um pássaro da mitologia grega, quando morria, começava a pegar fogo, autocombustão, mas o curioso é que ele renascia de suas próprias cinzas. Tem como principal característica, poder de se transformar em uma ave de fogo. É conhecida também por sua força incrível em levantar voo transportando cargas imensamente pesadas, há quem diga em histórias que ela poderia carregar até um elefante.
Com muitas penas douradas, vermelho arroxeado e brilhantes, praticamente do mesmo tamanho de uma águia. Os escritores gregos diziam que a phoenix poderia viver até 500 anos. Mas a quem acredita que, por seu poder de renascimento das próprias cinzas, vivia por 200 anos. E no final de seu ciclo de vida era queimada em uma pira funerária ( a pira é uma estrutura feita de madeira onde se queima o corpo humano como um ritual muito utilizado no hinduísmo).
Dizia também que as cinzas da phoenix teria o poder de ressuscitar os mortos. Tanto que um imperador romano, Heliogábalo (204-222 d.C) queria comer a carne de uma phoenix para se tornar imortal, mas acabou comendo uma ave-do-paraíso e foi assassinado tempos depois. A crença na lenda da ave que renasce das cinzas, existiu em muitos povos da Antiguidade como chineses, egípcios e gregos. E até hoje seu significado é preservado: a perpetuação, a ressurreição, a esperança que não tem fim.
No acidente que aconteceu na mina San José em 2010, as cápsulas que retiraram um a um dos 33 mineiros foi chamada de Fênix, pois o resgate que fizeram a tal profundidade de terra, lembrou muito a ressurreição que a ave fazia de suas próprias cinzas.