Salim é um nome masculino raramente utilizado no Brasil, com a exceção de famílias de origens árabes.
Embora muitos nomes de outras nacionalidades sejam utilizados no país por famílias brasileiras, o mesmo fenômeno raramente acontece com nomes árabes, pois a cultura brasileira teve pouco ou nenhum contato com a cultura árabe. O contato mais significativo deu-se de maneira indireta, por intermédio de Portugal.
O ano 711 da era cristã marcou o contato da cultura árabe com a portuguesa, pois foi nesse ano que tropas árabes do norte da África, atravessando o estreito de Gibraltar, puderam chegar até a Península Ibérica e invadi-la, estabelecendo-se lá. O contato só foi quebrado muito tempo depois, no século XIV, com a Guerra de Reconquista. Durante todo esse tempo, portugueses e árabes conviveram e trocaram elementos culturais. Assim, muitas das palavras presentes na língua portuguesa são de origem árabe, com arroz e almoxarife.
Portugal, ao colonizar o Brasil, trouxe para a cultura brasileira esse toque árabe que havia assimilado durante os treze séculos em que ambos dividiram a Península Ibérica.
O nome Salim (سليم) surge a partir da palavra árabe salima (سلم), que quer dizer “estar a salvo”. Assim, o significado do nome Salim é “seguro”.
Há poucas personalidades brasileiras que se chamam Salim, dentre elas está o político Salim Theófilo Nacur. De 1963 a 1867 ele foi deputado estadual de Minas Gerais na Assembleia, pelo partido PTB.
Numerologia para o nome Salim
De acordo com estudos realizados por numerólogos, pessoas que possuem o nome de Salim tendem a serem pessoas decididas, que sabem o que querem e que também sabem os meios para conseguir aquilo que desejam. Salim consegue envolver as pessoas que necessita para alcançar seu objetivos, mesmo que as vezes tenha que lançar mão de “teatros”. É preciso que Salim cuide para que não se torne uma pessoa manipuladora.