Santos é um nome que na verdade se origina do sobrenome e, portanto, da família Santos. Conhecido como Santi na Itália, esse era um sobrenome dado principalmente à nobreza da região. Já na França, o nome se origina de Santy e tem origem católica, sendo dado às crianças nascidas em 1° de novembro – considerado do dia de todos os Santos. Esse nome também possui uma origem latina, vindo de “sanctus” e que significa “dos santos”.
Significado do nome Santos
Devido à sua origem fica fácil perceber que o nome Santos possui significado literal, ou seja, significa “relativo a ritos sagrados”, “puro”, “casto” e “que serve ao sagrado.”
Outros significados também estão relacionados aos santos em geral, como “abençoado” e “milagroso”. Quando esse sobrenome é transformado em um nome próprio ele acaba adquirindo todos esses significados de uma só vez.
Curiosidades do nome Santos
Tudo indica que a expressão “dos Santos” surgiu devido ao casamento entre pessoas com o sobrenome “Santos”. Como era incomum o uso de “Santos e Santos”, criou-se a expressão “dos Santos” para comportar os dois sobrenomes.
Além disso, embora não seja comum no Brasil, nos Estados Unidos e Europa é de praxe que crianças sejam batizadas com sobrenomes transformados em nomes próprios. Assim, se você desejar batizar um bebê com o nome de Santos saiba que a prática é incomum em território brasileiro, mas bastante difundida em países do Hemisfério Norte.
Um bebê batizado de Santos também ganhará, automaticamente, o nome de um das cidades mais famosas do litoral de São Paulo.
Embora seja um sobrenome, Santos é um nome que pode ser transformado em nome próprio. Seu significado é literal e, embora incomum, é uma opção para quem busca algo cheio de história.