Significado do nome Sheila

Sheila é um nome feminino bastante usado. O nome Sheila possui algumas variantes que giram em torno da troca da letra “i” pela letra “y” e do redobro da letra “l”. Sendo assim, são variantes do nome Sheila: Sheyla, Sheylla e Sheilla. Embora o grupo “sh” tenha o mesmo som que o grupo “ch” e esse som também possa ser representado pela letra “x” é extremamente raro encontrar as variantes Cheila ou Xeila.

Sheila é um nome inglês, é a forma anglicizada do nome Síle. Por sua vez, Síle é a forma irlandesa do nome Cecilia. Atualmente ambos os nomes, Sheila e Cecilia, coexistem no Brasil. Da raiz Síle também surgiu o nome Célia. Assim, Célia, Sheila e Cecília são nomes que possuem a mesma raiz e o mesmo significado.

Cecilia é a forma feminina de um nome masculino romano: Caecilius. Carcilius não era nome de pessoas e sim de famílias. O nome surge a partir da palavra latina caecus, que quer dizer “cego”.

Este nome não era dado apenas a pessoas cegas ou a famílias que continham muitas pessoas cegas. Os romanos acreditavam que a ausência da visão poderia possibilitar um maior desenvolvimento da filosofia, tornando a pessoa mais justa e sábia. Por isso o símbolo da justiça é uma mulher com uma venda em seus olhos.

Outra possibilidade é que o nome Caecilius possa ter sido derivado da palavra latina caelum, que quer dizer “dos céus”.

Assim, o significado do nome Sheila é bastante amplo. Pode significar “cega”, “justa”, “sábia” ou “aquela vinda do céu”.

Na Igreja Católica há uma santa chamada Santa Cecília. Era teria sido uma mártir que viveu no início da era cristã. Hoje em dia, ela é tida como sendo a santa padroeira da música e dos músicos. Por causa da popularidade de Santa Cecília o nome passou a ser comum e pode se espalhar de forma a dar origem ao nome Sheila, uma espécie de tradução inglesa de Cecília.