Simon é um nome de gênero predominante masculino e que ao contrário se escreve Nomis, é de origem Hebraica Shim’on, de shamá, que tem como significado “ele ouviu” e “ouvinte”. É variante do francês, inglês e alemão Simão. Possui a mesma origem do nome Simeão. Há algumas fontes que diz que pode ter origem grega, mas com raiz hebraica Simón, de simos que tem como significado “aquele que tem nariz achatado”. É nome de uma cidade nas Filipinas, chamada San Simon.
Simão é uma variante de Simon, gênero masculino e ao contrário seria Oãmis. Tem origem hebraica e bíblica e possui o mesmo significado de Simon. Na Bíblia possui vários relatos de personagens com este nome. Havia um apóstolo de Jesus com o nome de Simão, que também era conhecido como “zelador” por ter ajudado Jesus carregando a cruz.
Teve também Simão Evangelista, mas seu nome foi mudado para Pedro, e ficou muito conhecido nas igrejas cristãs por São Pedro. Está datado em documentos do século XIII que este nome apareceu em Portugal e foi bem popular na Inglaterra durante a Idade Média e após a Reforma Protestante se tornou raro.
Simeão também possui o mesmo significado e origem de Simão, gênero masculino e ao contrário se escreve Oãemis. Como personagem bíblico era filho de Lia e Jacó. Está escrito que o significado de Simon, Simão e Simeão pode ter vindo de seu nascimento, pois na hora que sua mãe descobriu que estava grávida ela gritou: “Deus me ouviu, porque eu era desprezada”.
No Brasil não se utiliza muito o nome Simon, mas sim, algumas famílias levadas pela história bíblica e/ou seu significado escolhe batizar seus filhos com os nomes de Simeão ou Simão, sendo este último o mais comum em se colocar no gênero masculino.
O gênero feminino dos nomes Simon, Simão e Simeão é Simone.