Victor é um nome utilizado para homens, mas que possui a variante feminina Victória. Ambos possuem variantes sem a letra c: Vitor e Vitória.
O nome Victor, antes de se tornar nome próprio, era um substantivo da língua latina que significa “vitorioso”, “conquistador”, “vencedor”.
O substantivo era muito usado junto a nomes de generais que retornavam vitoriosos da guerra e, talvez por isso, em um momento futuro, tenha passado a funcionar como um nome próprio, por analogia ao nome do general.
O nome era muito comumente adotado por cristãos no início do cristianismo, quando havia muita perseguição contra a religião e os fieis eram obrigados a praticar seus cultos escondidos em catacumbas e a usar códigos para poderem se comunicar em público. O uso do nome Victor era, então, uma esperança, um desejo de um futuro vitorioso, sem precisar se esconder.
Devido ao significado e à origem do nome, diversos papas, ao serem eleitos, escolheram utilizar o nome Victor. O primeiro deles foi o décimo quarto papa da Igreja Católica, tendo sido eleito em 189 e terminado seu pontificado em 199.
Uma das pessoas mais famosas com o nome Victor foi o francês Victor Hugo. Victor-Marie Hugo viveu durante o século XIX e escreveu novelas, poemas, peças teatrais e ensaios. Além disso, também foi estadista e ativista pelos direitos humanos e teve uma grande e importante atuação política no país. Dentre suas maiores obras, recebem grande destaque com fama e renome mundiais “Les Miserables” (Os Miseráveis) e “Notre-Dame de Paris” (O Corcunda de Notre Dame).
A criança que recebe o nome de Victor carrega um nome com o significado da vitória, de alguém que conquistará seus sonhos e superará obstáculos. Caso deixe-se inspirar pelo significado de seu nome, Victor será alguém que vencerá na vida e terá muito sucesso em suas empreitadas.