Zeus é um nome masculino que costuma ser raro, pois sua origem está ligada a uma personagem mitológica de grande poder e isso, de alguma forma, acaba inibindo o uso.
Zeus é um nome grego. Este nome possui duas grafias: em grego antigo é Ζεύς (Zeús) e, em grego moderno, Δίας (Días). Dentro da mitologia grega, Zeus é tido como pai dos deuses e também como pai dos homens. Seu nome parece ter se originado a partir de um antigo deus indo-europeu chamado *Dyeus. Esse nome provavelmente quer dizer algo como “brilho” ou “céu”.
O significado do nome Zeus tem bastante a ver com o deus em si, pois ele é conhecido como o deus dos raios. Em latim, seu equivalente é Jupiter e, muito frequentemente, ele recebe o epíteto de tonante, que quer dizer “aquele que ressoa” ou “aquele que troveja”, também em referência às armas favoritas desse deus: os raios.
A mitologia narra a história de Zeus como sendo filho do titã Cronos e de Reia. Os titãs teriam sido os primeiros reinantes dos humanos, tendo um status acima do dos deuses. Filhos de titãs com humanas eram deuses.
Cronos e Reia tiveram outros filhos antes de Zeus: Deméter, Hades, Poseidon, Héstia e Hera. Porém, Gaia e Urano disseram ao titã que um de seus filhos o mataria. Assim, Cronos engoliu todos os filhos, menos Poseidon e Hades. Assim que Zeus nasceu, porém, Reia conseguiu escondê-lo. Ao chegar à idade adulta, Zeus enfrentou seu pai, obrigou-o a vomitar os outros filhos e enviou os titãs para o Tártaro.
Zeus casou-se com Hera, mas é conhecido por possuir diversos filhos fora do casamento, tanto com deusas quanto com ninfas e até mesmo com humanas.
Este é um nome masculino bastante forte e com uma história mitológica complexa de bravura e sexualidade além da ideia de liderança.